Natureza impressa em livro

25.02.2016 | Comente

Divulgação

No dia 1º de março, em comemoração ao aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Meio Ambiente inaugura a Exposição Natureza Impressa em Livro - exposição de um livro que tem a mesma idade da cidade: 450 anos.


O livro, de 1565, é uma tradução latina feita por Pietro Andrea Mattioli (1501-1577) do livro De Materia Medica, do grego Dioscórides, e se tornou uma referência para os que estudavam os benefícios medicinais das plantas, sendo consultado por muitos boticários, médicos e estudiosos da botânica no Brasil.


A obra contém ilustrações e descrições de plantas, animais e minerais que eram utilizados para fins terapêuticos no século XVI. A maioria das quase 900 gravuras estão aquareladas.


As informações nele contidas são preciosas para os estudos atuais sobre a biodiversidade, abrangendo diversos campos, como as ciências biológicas, médicas e farmacológicas.


A qualidade tipográfica merece destaque. A tipografia de Vincenzo Valgrisi seguiu uma linha de trabalhos que vinha realizando na época, bem como a tradição veneziana, que priorizava o uso do itálico e da redonda. Mancha de texto impecável e generosas bordas são algumas características da obra.


A exposição tem a curadoria da botânica Aline Cerqueira, da historiadora Alda Heizer e a consultoria do historiador Bruno Martins Boto Leite.
O livro, que pertence à Biblioteca Barbosa Rodrigues, voltará para o arquivo ao término da exposição, uma vez que as obras raras precisam estar protegidas e sob a guarda de especialistas. A Biblioteca detém um acervo importante de outras obras raras além desta de 450 anos, entre as quais livros dos naturalistas von Martius, Auguste Saint- Hilaire , Glaziou e outros não menos importantes.

Exposição Natureza impressa em livro
A partir de 1º de março de 2016 , de terça a domingo, das 9h às 17h.
Museu do Meio Ambiente – Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.

Compartilhe:   twitter   facebook   Indique esta notícia   Versão para impressão
Comentários

Não há comentários até o momento.


* campos obrigatórios








500 caracteres restantes

Digite os caracteres que aparecem na imagem abaixo:

Verificação