Encontros com a Pesquisa recebe o biólogo e ativista ambiental Mario Moscatelli

23.01.2013 | 2 comentários

Ocupação desordenada

 

Ferrenho defensor de manguezais, lagoas e da nossa Baía de Guanabara, o biólogo Mario Moscatelli é também figura conhecida dos noticiários. Isto, pois desde 1997 registra em fotos aéreas de sobrevoos pelo Rio de Janeiro a acentuada diminuição das áreas verdes e a poluição das águas cariocas.

As imagens apontam dados preocupantes: condomínios, favelas e lixões ocupam a paisagem, degradando a vegetação da cidade, e a poluição por óleo, esgoto e lixo aumentam a cada mês. No próximo evento da série Encontros com a Pesquisa, Moscatelli debate o estado ambiental de sistema lagunares, baías e manguezais, seu principal objeto de estudo, e comenta seu histórico de anos na luta pela defesa do ambiente.

O pesquisador acumula algumas experiências positivas de reversão do passivo ambiental nestes ambientes. No entorno da Baía de Guanabara acumula alguns projetos de sucessos, entre eles a recuperação do entorno do lixão de Gramacho, hoje extinto. Adicionalmente, desde 1989, trabalha na reinserção da vegetação original da Lagoa Rodrigo de Freitas, com resultados visíveis, como o retorno da fauna nativa.

Mario Moscatelli é biólogo com mestrado em ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Gerenciamento de Ecossistemas do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), Moscatelli é também responsável técnico da Manglares Consultoria Ambiental.

Encontros com a pesquisa acontece na terça-feira, dia 29 de janeiro, às10h. Livre, gratuito.

Tags: mario-moscatellibahia-de-guanabarapoluicaooleopetrobras.


Compartilhe:   twitter   facebook   Indique esta notícia   Versão para impressão
Comentários

Alfonso Stefanini | 26.01.2013 19:47 |  | RJ

Onde é o encontro exatamente? Abraços, A

Julia Guttler | 28.01.2013 11:43 |  | RJ

O evento acontece no Museu do Meio Ambiente, localizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Rua Jardim Botânico, 1008 | Tel: 2294-6619


* campos obrigatórios








500 caracteres restantes

Digite os caracteres que aparecem na imagem abaixo:

Verificação