Atividades da Semana do Meio ambiente marcam reabertura do Museu do Meio Ambiente

29.05.2014 | 3 comentários

Exposição O Jardim Verde e Amarelo

O Museu do Meio Ambiente será reaberto em 3 de junho para a Semana do Meio Ambiente. Além de uma exposição de fotos e de um colóquio sobre divulgação científica, mostras de filmes do Festival Pequeno Cineasta e do Cine Gaia fazem parte da programação. Todas as atividades do Museu têm entrada gratuita.

Exposição

No Dia do Meio Ambiente, quinta-feira, 5 de junho, a exposição O Jardim Verde e Amarelo entra em cartaz no Museu. A mostra é composta por 36 fotos do 15º Concurso de Fotografias do Jardim Botânico, promovido pela Associação de Amigos do Jardim Botânico. Tendo o cenário do JBRJ como pano de fundo, a mostra pretende chamar a atenção do público para a importância da conservação da biodiversidade.

Imagens dos renomados fotógrafos de natureza João Quental, Lena Trindade, Gustavo Pedro, Príamo Melo e  Zeca Guimarães compõem a exposição, que fica em cartaz até 2 de agosto.

Cinema e Meio Ambiente

Como as crianças entendem a sustentabilidade? Algumas respostas podem ser vistas na Mostra Pequeno Cineasta – Sustente a sua História. O programa traz para o Museu filmes premiados de várias edições do Festival Internacional Pequeno Cineasta, como  "A história de um banco", "A carta vermelha" e "O verdadeiro tesouro", todos feitos por crianças e jovens até 18 anos.

Nos dias da mostra serão gravados depoimentos dos participantes sobre sua relação com o meio ambiente e a sustentabilidade. O resultado deste trabalho será apresentado no Festival Pequeno Cineasta de 2014.

Já a Mostra Cine Gaia vai apresentar, na quarta e na quinta feira, produções brasileiras que participaram do Festival de Cinema Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na comemoração do bicentenário da instituição.

Local: Sala Multimídia do Museu do Meio Ambiente

Mostra Pequeno Cineasta | Terça, 3/6 (9h às 14h), quarta, 4/6 (9h às 10h30), sexta, 6/6 (9h às 14h), sábado 7/6 (13h às 17h), domingo, 8/6 (9h às 14h)

Mostra Cine Gaia | Quarta, 4/6 (13h às 17h), quinta, 5/6 (13h às 17h).

Fóruns

Um exercício de tomar decisões que envolvem meio ambiente e sociedade – assim são os Fóruns Ambientais, que promovem a reflexão e o diálogo com os participantes de forma interativa. Após a apresentação, os grupos participantes fazem uma votação eletrônica simbólica, que os coloca no papel de tomadores de decisão. A programação acontece na terça, quarta, sexta, sábado e domingo da Semana do Meio Ambiente.

Programa Educativo

O Museu oferecerá atividades educativas que abrangem trajetos e contação de histórias na área verde do JBRJ. O participante será  estimulado a pensar sobre o meio ambiente e a sustentabilidade por meio de vivências sensoriais, experimentações lúdicas e do contato com as plantas e a fauna da instituição.

Criado especialmente para a ocasião, o trajeto “De João para Clarisse” revisita a trilha histórica do arboreto. No percurso, serão propostas novas interpretações para as coleções botânicas e monumentos artísticos e arquitetônicos.

(Veja os dias e horários dos Fóruns e das atividades do programa Educativo na Agenda, na última parte deste texto).

Atividades Educativas:

Trajeto | Em um passeio pelo arboreto, o público conhece detalhes, curiosidades, informações científicas e culturais de árvores, aleias e monumentos do Jardim.

Maleta Botânica | Uma introdução à pesquisa botânica. Os participantes produzem uma “exsicata”, amostra de planta seca com informações botânicas.

De João para Clarice | O trajeto revisita a trilha histórica do arboreto. No percurso, são propostas novas interpretações para as coleções botânicas e monumentos artísticos e arquitetônicos.

Borboletando | Uma reflexão sobre o equilíbrio e manutenção das espécies. Experimentação corporal com tecidos caracteriza os visitantes como borboletas,  agentes polinizadores.

Caixa Preta de Darwin | Os participantes são instigados a pensar em outras possibilidades de divisão do território brasileiro e a relação entre os elementos naturais e culturais característicos de cada região.
Maleta de Solos | Experimentos resgatam conhecimentos tradicionais indígenas. Participantes conhecem diferentes tipos de solo e produzem pigmento à base de terra.

Encaixando Biomas | Jogo de encaixes e correspondências estimula a descoberta da biodiversidade da Caatinga e da Mata Atlântica. Os participantes percebem particularidades de cada espécie e as suas adaptações de sobrevivência.

Contação de Histórias | Em ambiente lúdico, a natureza é a fonte de inspiração para as narrativas musicadas.

Fórum | Em encontro mediado,  o público pode discutir –  e votar – sobre os temas propostos, ampliando a discussão sobre os diferentes fatores que impactam o meio ambiente

DIVERSÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL | AGENDA

Terça-feira, 3/6