Museu do Meio Ambiente

Exposição: Impressões e Expressões da Natureza

29.06.2016

O Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugurou no dia 20 de junho a exposição IMPRESSÕES E EXPRESSOES DA NATUREZA partindo do acervo da Biblioteca Barbosa Rodrigues como mote para a compreensão dos avanços científicos e tecnológicos em interlocução com a arte.

Com o surgimento da gravura e os meios de reprodução de textos no renascimento, o acesso à arte e ao conhecimento científico foi ampliado. As viagens dos naturalistas, e também de exploradores, constituíram atividades que produziram objetos para a ciência e arte, especialmente aquela que retrata a natureza.

Procurou-se com essa nova narrativa ocupar o salão da ala sul do Museu e mostrar o aprimoramento das técnicas de ilustrar, gravar, especialmente vinculando imagens a textos científicos. Trabalhos publicados sobre a flora da América, em especial do Brasil, produzidos por naturalistas e ilustradores, principalmente de origem europeia estão em evidência, junto a trabalhos contemporâneos de pesquisadores botânicos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, seus colaboradores e alunos, que demonstram novas espécies publicadas por quem estuda coleções em herbários e também em expedições a regiões ainda pouco conhecidas.

São reconhecidas 46.102 espécies de plantas e fungos para a flora brasileira. Entretanto, este número ainda está longe de representar toda a rica diversidade da flora do país. A necessidade de assegurar a vida futura no planeta, especialmente diante das evidências das mudanças climáticas, confere urgência ao conhecimento e caracterização da biodiversidade de modo a ampliar ações de conservação e de desenvolvimento sustentável. Estarão expostas até dezembro obras impressas em xilogravura, com gravuras em metal, litogravuras, aquarelas e ilustrações em nanquim, além de obras contemporâneas, mostrando a evolução da ilustração botânica, percorrendo os avanços científicos e tecnológicos no estudo da flora.

Local : Museu do Meio Ambiente/ Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Hora: seg de 13h às 17h