Meu Meio: arte e imersão em exposição inaugural

Exposições | De 14 Junho 2012 a 12 Agosto 2012 | 3 comentários

Exposição Meu Meio

A mostra é a segunda edição do projeto Marco Universal, série artística que une linguagens audiovisuais a temas de apelo para o mundo.“Partimos do conceito de interações, do homem consigo próprio, com seu meio, com suas crenças e valores”, explica Marta Porto, responsável pelo projeto. “Afinal, não existe meio ambiente sem gente”, conclui. 

Meu Meio, que tem curadoria de Marcello Dantas, conta com quatro espaços temáticos: Equilíbrio, Eu Meio, Os Desafios e Sistema. Pranchas representando elementos da natureza compõem o primeiro ambiente. O desafio do visitante é, ao subir nelas em grupo, conseguir se manter de pé pela justa combinação de forças entre todos os participantes. A aparente brincadeira fala dos perigos dos desequilíbrios para o planeta, retratando com precisão o tema sustentabilidade, um dos pilares do trabalho do Museu do Meio Ambiente. 

O corpo aparece como última fronteira da relação do homem com o seu ambiente no espaço Eu Meio. A partir de imagens projetadas sobre um boneco humano, as conseqüências do que acontece no exterior podem ser compreendidas diretamente em nosso organismo. 

Lasers, vídeos e ativismo 

Em Os Desafios, os visitante devem desviar de raios de laser coloridos, pisando sobre um mapa mundi que retrata dramas dos dias atuais: refugiados climáticos, escassez de água, problemas de saúde e bem estar das populações urbanas e rurais, o consumo exacerbado e o lixo. “Quando situadas no mapa mundi, as grandes questões ambientais provam estar interligadas e não terem nacionalidade”, diz Marta Porto. 

Para Sistema, artistas foram convidados a refletir sobre um determinado conjunto de elementos interconectados, naturais ou criados pelo homem. O resultado são vídeos que abordam os temas Corpo, Florestas e Água, provocações de nomes como Carlos Nader, Angelo Venosa, Leandro Lima e Gisela Mota. 

No espaço Arena Nosso Mundo, miniauditório idealizado para compartilhamento de conteúdos, midiativistas ficaram responsáveis por gerar informes multimídias diários para redes sociais e boletins especiais, incitando o ativismo do público, em especial das crianças e jovens. Entre os conteúdos gerados estarão micro reportagens e entrevistas, sínteses de atividades, making-of, depoimentos e fotos. 

Compartilhe:   twitter   facebook   Indique este evento   Versão para impressão
Comentários

Rafaella | 10.07.2012 14:13 |  | RJ

Tirei aquelas fotos com fundo de alguns lugares do mundo, que envia por e-mail e até hoje não recebi.
Gostaria de saber porque ? E se há alguma maneira de eu ainda receber a minha foto ??

Atenciosamente.

Mariana | 24.10.2012 18:53 |  | RJ

Muito legal!!!Achei demais parabéns para as pessoas que trabalhan nesse lugar lindo...Estão de parabéns!!!

Gx6YT9AQ | 11.11.2013 11:25

Heather Tullis Photography - Congrats Rachel! I'm stoked to see your pothos from Brazil and stoked that you shot all film. Film is alive! You should always stay in honeymoon hibernation. It sounds fantastic.March 30, 2009 9:03 am


* campos obrigatórios








500 caracteres restantes

Digite os caracteres que aparecem na imagem abaixo:

Verificação