'Matéria Brasil': Tecnologia a serviço dos materiais

Exposições | De 05 Outubro 2012 a 04 Novembro 2012 | 1 comentário

Materiais Sustentáveis é o tema da nova exposição do Museu.

Materiais responsáveis para um consumo mais consciente. Este é o tema da exposição que ocupará o segundo andar do Museu do Meio Ambiente a partir do dia 05.10, sexta-feira. Na mostra Matéria Brasil: Inovação, Equilíbrio e Desenvolvimento, novidades em tecidos, plásticos, cerâmicas etc revelam como a tecnologia e a troca de conhecimentos podem promover soluções sustentáveis.

Entre as inovações apresentadas pela exposição estão materiais trançados de fibra de açaí, malhas de algodão com PET, pisos de bambu, couro de peixe e plásticos de fécula de mandioca. Ao todos serão exibidos cem tipos de materiais ambientalmente responsáveis, atestando que é possível produzir e consumir respeitando os limites do planeta.

“A mostra reunirá materiais que se inserem em um ciclo contínuo de vida, prezando pelo uso equilibrado dos recursos naturais e pela valorização da biodiversidade”, explica Anne Mello, da Fibra Design, organizadora da exposição. “Os materiais podem ser empregados na produção de inúmeros itens de consumo, embora sejam pouco conhecidos e usados”, complementa Anne, que, acompanhada de Bruno Temer, pesquisador da Fibra Design, falará sobre caracteristicas e usos dos itens expostos em um debate sobre as tendências de materiais do futuro no Conversas do Museu do dia 16.10, terça-feira, às 10h.

“A exposição nos oferece um exercício de escolhas e decisões sobre o consumo com base em indicadores de sustentabilidade tais como o uso da água e energia, tanto na produção, quanto no consumo dos produtos”, resume Lídia Vales, coordenadora do Museu.

Cinco painéis com experiências sensoriais serão disponibilizados para a interatividade com o público e, com o apoio do Programa Educativo do Museu, serão organizadas ainda visitas guiadas e interativas com dinâmicas e demonstração do sistema on-line da exposição.

A mostra Matéria Brasil estreia dia 05.10 e estará aberta ao público até dia 04.11, de terça a domingo, das 10h às 17h.

Conversas no Museu com os organizadores da exposição acontece no dia 16.10, às 10h.