EXPO Interativa do Projeto Ilhas do Rio

Exposições | de 12 a 16 de novembro | 1 comentário

Expo Projeto Ilhas do Rio

Projeto promove sua primeira grande exposição interativa do ano, entre os dias 12 e 16 de novembro, com fotos, amostras de animais e plantas, palestras e exibição de documentário.

Mais uma vez, o Projeto Ilhas do Rio traz as belezas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras) para todo mundo ver. Depois de percorrer diversos locais do Rio com seu caminhão itinerante, entre os dias 12 e 16 de novembro, o projeto socioambiental da ONG Instituto Mar Adentro, patrocinado pela Petrobras, vai promover sua grande exposição interativa do ano, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Além de fotos exclusivas da biodiversidade e do trabalho de campo realizado pelos pesquisadores, o evento vai contar com amostras de animais e plantas, espaços temáticos, palestras, além da exibição do primeiro documentário já feito sobre a região, “Ilhas Cagarras, Monumento Carioca”, de Fernando Moraes e Mauricio Salles. A entrada é franca.
A parte expositiva terá cerca de 80 fotos exclusivas e 10 ilustrações em aquarela que trazem detalhes da biodiversidade do MoNa Cagarras. Todas as fotos foram tiradas durante o trabalho de campo dos pesquisadores, revelando a grande diversidade de fauna e flora encontrada ao longo das quatro principais ilhas que compõe o arquipélago: Cagarra, Comprida, Palmas e Redonda, além das Ilhas Maricás, Tijucas e Rasa, recentemente incorporadas ao projeto. As aquarelas são de autoria de Pedro R. Pagnoncelli e fazem parte da ilustração do livro “História, Pesquisa e Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras”, um dos 10 finalistas do prêmio Jabuti 2014 na categoria Ciências Naturais.

Os visitantes também poderão ver de perto cerca de 40 exemplares de peixes, invertebrados marinhos, répteis e anfíbios (conservados em álcool); conchas e corais secos; além de amostras empalhadas de fragata, pinguim e urubu. Dois grandes espaços temáticos serão montados trazendo detalhes do trabalho realizado pelos pesquisadores através de equipamentos e fotos. No terrestre, o público poderá conferir como são feitos o monitoramento de aves marinhas, o levantamento da flora, o registro arqueológico e o estudo geológico. Já o espaço marinho apresentará como é feito o mergulho científico e contará com boneco equipado com cilindro, colete, máscara, snorkel, nadadeiras, regulador, prancheta, guia de identificação e roupa de neoprene. Também será apresentado o trabalho de campo do monitoramento da qualidade da água, que mostrará como os pesquisadores coletam amostras para análises e verificam a turbidez e a transparência da água. Entre os espaços, os visitantes terão a chance de ver uma maquete que mostra as ilhas em proporção.

Com o objetivo de divulgar e buscar o envolvimento da população no apoio às medidas de conservação do MoNa Cagarras serão promovidas palestras de diferentes temáticas, apresentadas pela equipe e colaboradores do projeto Ilhas do Rio. No intervalo, entre uma e outra, será exibido o documentário “Ilhas Cagarras, Monumento Carioca”, que traz entrevistas com imagens de campo, aéreas e subaquáticas da região.

A criançada também terá diversão garantida. Para o público infantil, haverá um espaço lúdico com oficinas e contação de história, além da distribuição da cartilha "Descobrindo o Monumento Natural das Ilhas Cagarras”, desenvolvida especialmente para os pequenos.

SOBRE O PROJETO: O Projeto Ilhas do Rio, criado em 2011, conta com o patrocínio da Petrobras e parcerias com ICMBio, Colônia de Pescadores Z-13, Museu Nacional/ UFRJ, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre outros. O principal objetivo do Projeto é fornecer dados científicos para a elaboração do Plano de Manejo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), Unidade de Conservação federal de proteção integral, localizada no Rio de Janeiro - RJ. Dentre os objetivos específicos está educar crianças, jovens e adultos de diversos segmentos da sociedade sobre a temática do MoNa Cagarras e do Projeto Ilhas do Rio, com produção e divulgação de material audiovisual, palestras, exposições e coleção biológica didático-científica.

SERVIÇO:

EXPO INTERATIVA DO PROJETO ILHAS DO RIO

Data: 12 a 16 de novembro.

Horario: 9h às 16h

Local: Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro