13ª Semana de Museus

Educativo | De 18 Maio 2015 a 24 Maio 2015 | Comente

Museus para uma Sociedade Sustentável

Debate reúne Ivo Barreto,  superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, e Samyra Crespo, Presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em mesa sobre o papel dos museus na promoção da sustentabilidade.

22 de maio, de 09h30 às 12h

Exposição Metamorfose

No dia 6 de maio, o Museu antecipa as celebrações com a inauguração da exposição Metamorfose, de Patrícia Secco. Em cartaz até 5 de agosto, a mostra traz instalações produzidas a partir de material reciclado, mais especificamente capsulas de café. A exposição retrata as quatro fases da vida de uma borboleta: ovo, larva (lagarta), pupa (casulo) e imago (fase adulta), com objetivo de promover a reflexão sobre a metamorfose da vida e o ciclo dos objetos. Além das instalações, 35 aquarelas criadas com borra de café retirado das cápsulas compõem a exposição.

Metamorfose fica em cartaz de 6 de maio a 5 de agosto. De terça a domingo, das 9h às 17h.

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA | PROMOVIDA EM PARCERIA COM A UFRJ

Sherlock Holmes da Terra | Oficina | Museu da Geodiversidade

Oficina promove a interação do público com amostras de rochas vulcânicas, permitindo a descoberta dos fenômenos que influenciam na diversidade de aparência.

20 e 21 de maio, às 11h e às 11h30 | Faixa etária: 12 anos

Cadê o Petróleo? | Jogo | Museu da Geodiversidade

Neste jogo de tabuleiro de grande escala, os participantes são os peões. As charadas propostas ampliam o conhecimento sobre os usos do petróleo e despertam o público para a importância do consumo consciente.

20 e 21 de maio, às 10h | Faixa etária: 12 anos

Motor eletromagnético | Oficina | Espaço Coppe

O participante monta uma réplica de um motor eletromagnético a partir de objetos simples e de fácil acesso como pilhas, alfinetes, fio de cobre e fita durex. Ao final, cada um leva o dispositivo como brinde para casa.

19 e 21 de maio, às 10h, 11h, 14h e 15h | Faixa etária: 14 anos

Fotofone | Oficina | Espaço Coppe

Neste experimento, os participantes aprendem sobre a capacidade que a luz tem de ser portadora de sinais e promove a discussão sobre a importância da fibra ótica hoje nas telecomunicações. Usando uma barra de acrílico e um emissor de laser são mostradas sucessivas reflexões ocorrem no interior de uma fibra óptica.

19 e 21 de maio, entre 10h e 15h30 (de 30 em 30 min.) | Faixa etária: 7 anos

Circuitos elétricos em papel | Oficina | Ladif

Atividade lúdica propõe a construção de circuitos elétricos simples a partir de materiais alternativos, incentivando o aprendizado de conceitos básicos por trás do acender de uma lâmpada. O participante ainda leva para casa como brinde o resultado do que ele construiu na oficina.

18 e 20 de maio, entre 13h30 e 16h. 23/05, de 9 as 12h | Faixa etária: 12 anos

Meu Celular FAZ games | Oficina NCE

Nesta ação, o público aprende a programar games usando seus próprios smartfones. Uma dinâmica que vai desde o jogo de tabuleiro até a compreensão das ferramentas de programação.

É necessário que uma a cada duas crianças tenha um smartfone e o leve para usar na oficina.

22 de maio, das 9h às 12h | Faixa etária: 7 anos

Iniciação à técnica do afresco
Oficina apresenta um breve histórico da arte e da técnica do afresco e possibilita aos participantes experimentar a técnica. Atividade é realizada pela Oficina Escola de Manguinhos do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz.

20 de maio, das 9h às 12h | Aula expositiva
20 de maio, das 13h às 16h | Aula prática
Inscrições na recepção do museu ou através do
Telefone 21 2294-6619